O filme sobre lideranças femininas indígenas Tupinambá e de outros povos do Sul da Bahia, traz o cotidiano e a história das protagonistas Cacica Valdelice e Célia Tupinambá, e ao ar nesta segunda-feira (22), às 20h. O documentário ‘As Indígenas da Terra’ também será apresentado em horário alternativo no sábado (27) e terça-feira (30), às 20h. A obra é resultado do edital Bahia na Tela, realizado pela Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB).
A produção inédita, dirigida por Dayse Porto e Joana Brandão, acompanha a atuação dessas líderes frente à suas comunidades durante períodos de importantes eventos do movimento indígena: a Caminhada Tupinambá, em Olivença, e a Farinhada de Serra do Padeiro. Registra também a viagem das líderes baianas para a Primeira Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília, com participação de Sônia Guajajara, Shirley Krenac e a ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia.
Com contribuições ainda de outras mulheres indígenas, como Nadja Tupinambá e Dona Maura Titiá, do povo Pataxó, o documentário é um convite para um mergulho na história, na simbologia indígena local e no entendimento do papel das mulheres no movimento pelos direitos dos originários do Brasil, que não existem sem seus territórios.
Lançado em 2017, o Bahia na Tela é o maior edital da história da televisão pública, com um investimento de R$ 15 milhões na produção de conteúdos audiovisuais baianos inéditos, entre séries e filmes, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e exibidos na TVE.
Serviço
Documentário ‘As Indígenas da Terra’
Quando: segunda-feira (22), às 20h. Horários alternativos: sábado (27) e terça-feira (30), às 20h.
Onde: TVE e tve.ba.gov.br
Fonte: Ascom/Irdeb